Desigualdades de gênero no mercado de trabalho fluminense são tema de pesquisa apresentada por EPPGG do RJ em conferência internacional
- GestRio

- há 5 dias
- 1 min de leitura

A servidora Luciana Leis, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Estado do Rio de Janeiro, representou o Brasil na X Conferência Latinoamericana de História do Pensamento Econômico (ALAHPE 2025), realizada no México, ao apresentar o artigo “O que os economistas seminais podem nos dizer sobre o mercado de trabalho fluminense?”.
O estudo, desenvolvido em coautoria, propõe uma análise crítica sobre as desigualdades de gênero no mercado de trabalho, a partir da interlocução entre a Economia Feminista e o Institucionalismo Original de Thorstein Veblen. A pesquisa baseia-se em dados da RAIS (2023) e revela que, embora as mulheres sejam maioria na população do estado, seguem sub-representadas nos vínculos formais de emprego e nos cargos de liderança.
A entrevista com a servidora já está disponível no canal oficial do GestRio no YouTube. No vídeo, Luciana comenta os principais achados da pesquisa e reflete sobre o papel das servidoras e servidores públicos na produção acadêmica comprometida com a equidade social e a melhoria das políticas públicas.
A atuação da EPPGG evidencia o potencial transformador da categoria e reforça o compromisso do GestRio com a valorização profissional, a produção de conhecimento e o fortalecimento das carreiras de Estado.
Assista à entrevista completa:
Inscreva-se no canal para acompanhar mais ações e conteúdos sobre gestão pública: https://www.youtube.com/@GestRio_RJ















.png)
Comentários